O que o aluno estuda

O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO é o profissional que atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação, análise e definição de medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com a legislação brasileira, legislação internacional, quando pertinente, normas regulamentadoras e princípios de higiene, saúde e segurança do trabalho. Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual), bem como participa de perícias e fiscalizações. Desenvolve ações empreendedoras e educativas, coleta e organiza informações de saúde e de segurança do trabalho. Avalia, analisa e executa diversos programas e projetos de prevenção em Segurança do Trabalho, dentre eles o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e demais programas previstos nas Normas Regulamentadoras. Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle com a utilização de recursos tecnológicos atuais. Relaciona-se com todos os níveis hierárquicos da empresa nos processos de negociação através de meios de comunicação adequados. Aprova e implementa políticas de procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho na organização.

O que o profissional faz

A – ELABORAR A POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
➢ Analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho.
➢ Mostrar o impacto econômico de implantação da política.
➢ Diagnosticar condições gerais da área de Saúde e Segurança do Trabalho.
➢ Planejar a aplicabilidade da política de Saúde e Segurança do Trabalho.
➢ Desenvolver sistema de gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.
➢ Comparar a situação atual da empresa com a legislação pertinente na área.
➢ Avaliar os referenciais da política a ser implantada.

B – IMPLANTAR A POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
➢ Participar de equipes multidisciplinares.
➢ Gerenciar a aplicabilidade da política de Saúde e Segurança do Trabalho na empresa.
➢ Promover ação conjunta com a área de saúde da empresa.
➢ Implantar procedimentos técnicos e administrativos na área de Saúde e Segurança do Trabalho.
➢ Emitir ordem de serviço.

C – REALIZAR ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
➢ Avaliar as atividades da organização com relação aos programas oficiais de Saúde e Segurança do Trabalho e outros.
➢ Realizar inspeções diversas na área de Segurança do Trabalho.
➢ Participar de perícias e fiscalizações interagindo com equipe multidisciplinar, colaborando na implantação de soluções.
➢ Verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço dos procedimentos prevencionistas na área de Segurança do Trabalho.
➢ Implementar e acompanhar ações preventivas e corretivas.
➢ Estabelecer e fiscalizar procedimentos de atendimentos de urgência e emergência.
➢ Adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas.

D – IDENTIFICAR VARIÁVEIS DE CONTROLE DE DOENÇAS, ACIDENTES, QUALIDADE DE VIDA E MEIO AMBIENTE
➢ Estabelecer, quando necessário, mecanismos de intervenção na área de Saúde e Segurança do Trabalho.
➢ Interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados.
➢ Identificar indicadores para replanejamento do sistema de prevenção.
➢ Adequar a política de Saúde e Segurança do Trabalho às disposições legais da área.
➢ Participar de laudos ambientais.
➢ Supervisionar procedimentos técnicos.
➢ Recomendar medidas de controle de acordo com o diagnóstico do ambiente laboral.

E – INTEGRAR PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO NAS QUESTÕES RELACIONADAS À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
➢ Orientar empregador e empregados sobre as normas e procedimentos em Saúde e Segurança do Trabalho.
➢ Promover reuniões com as empresas contratadas/terceirizadas sobre o cumprimento de normas e procedimentos que garantam as condições adequadas de Segurança do Trabalho.
➢ Exigir o cumprimento das cláusulas contratuais relativas à Saúde e Segurança do Trabalho.
➢ Elaborar cláusulas relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho para firmar acordos e negociações.

F – GERENCIAR DOCUMENTAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO DA ORGANIZAÇÃO
➢ Elaborar manual do sistema de gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.
➢ Elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos.
➢ Produzir anexos de atualização.
➢ Gerar relatórios de resultados.
➢ Revisar documentação da área da Saúde e Segurança do Trabalho da empresa.

Onde trabalhar

O curso de TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO é composto por 3 (três) módulos. O MÓDULO I não oferece terminalidade e será destinado à construção de um conjunto de competências que subsidiarão o desenvolvimento de competências mais complexas, previstas para os módulos subsequentes. O aluno que cursar os MÓDULOS I e II concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. Ao completar os MÓDULOS I, II e III, o aluno receberá o Diploma de TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, desde que tenha concluído, também, o Ensino Médio ou curso equivalente.

Detalhes do curso

Coordenador: Alessandra da Silva Pinto F. Leite
Eixo Tecnológico: Segurança
Período: Noturno
Duração: 3 semestres

Matriz curricular

Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso

  1. Fundamentos da Saúde e Segurança no Trabalho
  2. Legislação e Normas Regulamentadoras
  3. Gestão empresarial
  4. Meio Ambiente e Segurança do Trabalho
  5. Suporte Emergencial à Vida
  6. Ética e Cidadania Organizacional
  7. Linguagem, Trabalho e Tecnologia
  8. Aplicativos Informatizados
  1. Representação Digital em Segurança do Trabalho
  2. Técnicas de Estruturação de Campanhas
  3. Gestão em Saúde
  4. Análise Ergonômica do Trabalho
  5. Segurança nos Processos Industriais
  6. Higiene e Segurança do Trabalho
  7. Inglês Instrumental
  8. Planejamento no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Segurança do Trabalho
  1. Prevenção e Combate a Sinistros
  2. Análise de Riscos
  3. Normalização em Segurança do Trabalho
  4. Prevenção às Doenças Profissionais e do Trabalho
  5. Programas Aplicados em Saúde e Segurança do Trabalho
  6. Relações Humanas no Trabalho
  7. Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Segurança do Trabalho

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