O que o aluno estuda
O TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS é o profissional que compõe equipes multidisciplinares na construção dos jogos digitais. Projeta, desenvolve e implementa jogos digitais. Codifica programas, desenvolve e editora elementos sonoros e gráficos em duas e três dimensões; gerencia e presta suporte a jogos digitais. Planeja e desenvolve ações de marketing e divulgação. Seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de jogos digitais em diversas mídias, tais como: consoles, microcomputadores, dispositivos móveis e Internet.
O que o profissional faz
A – IMPLANTAR SISTEMAS E APLICAÇÕES PARA JOGOS DIGITAIS
➢ Distinguir e selecionar ambientes para implantação de jogos (dispositivos móveis, consoles, WEB).
➢ Implantar jogos desenvolvidos orientados a eventos e objetos.
➢ Treinar usuários.
B – DESENVOLVER SISTEMAS E APLICAÇÕES PARA JOGOS DIGITAIS
➢ Codificar e compilar programas orientados a eventos e objetos.
➢ Testar programas orientados a eventos e objetos.
➢ Gerar aplicativos para instalação e gerenciamento de sistemas.
➢ Documentar sistemas e aplicações orientadas a objetos.
➢ Prestar manutenção em jogos digitais.
➢ Elaborar e atualizar projetos de jogos digitais.
C – PLANEJAR JOGOS DIGITAIS
➢ Desenvolver a documentação descritiva de um projeto de jogos digitais (GDD – Game Design Document).
➢ Desenvolver roteiros e estruturas narrativas.
➢ Elaborar conceitos artísticos e de interatividade.
➢ Projetar interfaces gráficas.
D – DESENVOLVER MATERIAL DE COMUNICAÇÃO E MÍDIA
➢ Criar elementos gráficos para divulgação de jogos digitais.
➢ Divulgar material em diferentes meios de comunicação da área de jogos
E – DESENVOLVER E EDITAR MATERIAL GRÁFICO
➢ Projetar elementos gráficos 2D e 3D.
F – PLANEJAR AS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
➢ Selecionar os procedimentos para cada atividade
➢ Estabelecer cronograma de atividades
Onde trabalhar
O ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS é composto por três séries anuais articuladas, com terminalidade correspondente à ocupação (ou conjunto de cargos/ocupações) identificada no mercado de trabalho. O aluno que cursar a 1ª SÉRIE concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR EM TRATAMENTO DE IMAGENS E DOCUMENTAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS. O aluno que cursar a 2ª SÉRIE concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de PROGRAMADOR MULTIMÍDIA. Ao completar as três séries, com aproveitamento em todos os componentes curriculares, o aluno receberá o Diploma de ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM PROGRAMADOR DE JOGOS DIGITAIS que lhe dará o direito de exercer a profissão de Técnico (Habilitação Profissional) e o prosseguimento de estudos (Ensino Médio) em nível de Educação Superior.
Detalhes do curso
Coordenador: Pedro Varjão Ferreira
Eixo Tecnológico: Informação e comunicação
Período: Tarde
Duração: 3 anos
Matriz curricular
Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso
- Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
- Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
- Matemática
- Arte
- Biologia
- Educação Física
- Física
- Geografia
- História
- Química
- Técnicas de Desenho e Desenvolvimento de Game Art I, II e III
- Lógica de Programação
- Operação de Software Aplicativo
- Desenvolvimento de Jogos para Web I e II
- Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
- Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
- Matemática
- Biologia
- Educação Física
- Física
- Geografia
- História
- Química
- Técnicas de Desenho e Desenvolvimento de Game Art I, II e III
- Desenvolvimento de Jogos para Web I e II
- Programação Orientada a Objetos
- Modelagem 3D
- Linguagem de Programação I e II
- Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
- Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
- Matemática
- Língua Estrangeira Moderna – Espanhol
- Sociologia
- Filosofia
- Técnicas de Desenho e Desenvolvimento de Game Art I, II e III
- Linguagem de Programação I e II
- Animação 3D
- Técnicas e Linguagens para Banco de Dados
- Ética e Cidadania Organizaciona
- Marketing para Jogos Digitais
- Programação para Dispositivos Móveis
- Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Programação de Jogos Digitais
Galeria de fotos
- Todas