O que o aluno estuda

O TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS é o profissional que compõe equipes multidisciplinares na construção dos jogos digitais. Projeta, desenvolve e implementa jogos digitais. Codifica programas, desenvolve e editora elementos sonoros e gráficos em duas e três dimensões; gerencia e presta suporte a jogos digitais. Planeja e desenvolve ações de marketing e divulgação. Seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de jogos digitais em diversas mídias, tais como: consoles, microcomputadores, dispositivos móveis e Internet.

O que o profissional faz

A – IMPLANTAR SISTEMAS E APLICAÇÕES PARA JOGOS DIGITAIS
➢ Distinguir e selecionar ambientes para implantação de jogos (dispositivos móveis, consoles, WEB).
➢ Implantar jogos desenvolvidos orientados a eventos e objetos.
➢ Treinar usuários.

B – DESENVOLVER SISTEMAS E APLICAÇÕES PARA JOGOS DIGITAIS
➢ Codificar e compilar programas orientados a eventos e objetos.
➢ Testar programas orientados a eventos e objetos.
➢ Gerar aplicativos para instalação e gerenciamento de sistemas.
➢ Documentar sistemas e aplicações orientadas a objetos.
➢ Prestar manutenção em jogos digitais.
➢ Elaborar e atualizar projetos de jogos digitais.

C – PLANEJAR JOGOS DIGITAIS
➢ Desenvolver a documentação descritiva de um projeto de jogos digitais (GDD – Game Design Document).
➢ Desenvolver roteiros e estruturas narrativas.
➢ Elaborar conceitos artísticos e de interatividade.
➢ Projetar interfaces gráficas.

D – DESENVOLVER MATERIAL DE COMUNICAÇÃO E MÍDIA
➢ Criar elementos gráficos para divulgação de jogos digitais.
➢ Divulgar material em diferentes meios de comunicação da área de jogos

E – DESENVOLVER E EDITAR MATERIAL GRÁFICO
➢ Projetar elementos gráficos 2D e 3D.

F – PLANEJAR AS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
➢ Selecionar os procedimentos para cada atividade
➢ Estabelecer cronograma de atividades

Onde trabalhar

O ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS é composto por três séries anuais articuladas, com terminalidade correspondente à ocupação (ou conjunto de cargos/ocupações) identificada no mercado de trabalho. O aluno que cursar a 1ª SÉRIE concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR EM TRATAMENTO DE IMAGENS E DOCUMENTAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS. O aluno que cursar a 2ª SÉRIE concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de PROGRAMADOR MULTIMÍDIA. Ao completar as três séries, com aproveitamento em todos os componentes curriculares, o aluno receberá o Diploma de ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM PROGRAMADOR DE JOGOS DIGITAIS que lhe dará o direito de exercer a profissão de Técnico (Habilitação Profissional) e o prosseguimento de estudos (Ensino Médio) em nível de Educação Superior.

Detalhes do curso

Coordenador: Pedro Varjão Ferreira
Eixo Tecnológico: Informação e comunicação
Período: Tarde
Duração: 3 anos

Matriz curricular

Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso

  1. Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  2. Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  3. Matemática
  4. Arte
  5. Biologia
  6. Educação Física
  7. Física
  8. Geografia
  9. História
  10. Química
  11. Técnicas de Desenho e Desenvolvimento de Game Art I, II e III
  12. Lógica de Programação
  13. Operação de Software Aplicativo
  14. Desenvolvimento de Jogos para Web I e II
  1. Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  2. Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  3. Matemática
  4. Biologia
  5. Educação Física
  6. Física
  7. Geografia
  8. História
  9. Química
  10. Técnicas de Desenho e Desenvolvimento de Game Art I, II e III
  11. Desenvolvimento de Jogos para Web I e II
  12. Programação Orientada a Objetos
  13. Modelagem 3D
  14. Linguagem de Programação I e II
  1. Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  2. Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  3. Matemática
  4. Língua Estrangeira Moderna – Espanhol
  5. Sociologia
  6. Filosofia
  7. Técnicas de Desenho e Desenvolvimento de Game Art I, II e III
  8. Linguagem de Programação I e II
  9. Animação 3D
  10. Técnicas e Linguagens para Banco de Dados
  11. Ética e Cidadania Organizaciona
  12. Marketing para Jogos Digitais
  13. Programação para Dispositivos Móveis
  14. Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Programação de Jogos Digitais

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