O que o aluno estuda

O TÉCNICO EM MARKETING é o profissional que estuda o mercado alvo e o comportamento do consumidor e suas tendências; monitora os concorrentes, as ameaças e as oportunidades no segmento de atuação da organização. Desenvolve e alinha oferta de produtos e serviços da empresa às mudanças constantes, às necessidades e aos desejos do consumidor. Colabora com o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Auxilia na construção de estratégias de diferenciação e posicionamento da marca baseadas em produtos, políticas de preços, distribuição e promoção, criando vantagem competitiva, valor aos consumidores e lucro para os acionistas.

O que o profissional faz

A – GERENCIAR MÍDIAS DIGITAIS
➢ Impulsionar publicações e postagens relevantes.
➢ Realizar programação de postagem de conteúdo.
➢ Selecionar conteúdo relevante para compartilhamento e postagem.
➢ Postar conteúdo pertinente às estratégias de comunicação definidas pela organuização.

B – AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHAS
➢ Participar de reuniões de criação.
➢ Auxiliar na elaboração de cronograma de ações.
➢ Sugerir melhorias e aperfeiçoar campanhas em desenvolvimento.
➢ Auxiliar no desenvolvimento de campanhas e comunicação institucionais.
➢ Propor ações mercadológicas para o alcance de objetivos organizacionais.

C – ELABORAR PLANO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO
➢ Elaborar e/ou interpretar briefing.
➢ Selecionar mídias adequadas aos objetivos de comunicação.
➢ Auxiliar no planejamento e execução de ações de comunicação.
➢ Auxiliar no monitoramento e na aferição de resultados das ações de comunicação.

D – PESQUISAR MÍDIAS DISPONÍVEIS
➢ Realizar cotação de serviços de mídia e veiculação de anúncios.
➢ Pesquisar informações relativas ao alcance e público alvo de mídias disponíveis.

E – AVALIAR RESULTADOS DAS AÇÕES DE MARKETING DIGITAL
➢ Verificar níveis de engajamento e compartilhamento de postagens.
➢ Verificar indicadores relativos ao acesso de sites, blogs e redes sociais.
➢ Acompanhar variações de seguidores nos perfis oficiais da organização.

Onde trabalhar

O ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM MARKETING é composto por três séries anuais articuladas, com terminalidade correspondente à ocupação (ou conjunto de cargos/ocupações) identificada no mercado de trabalho. O aluno que cursar a 1ª SÉRIE concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE MARKETING. O aluno que cursar a 2ª SÉRIE concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE MARKETING. Ao completar as três séries, com aproveitamento em todos os componentes curriculares, o aluno receberá o Diploma de ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM MARKETING que lhe dará o direito de exercer a profissão de Técnico (Habilitação Profissional) e o prosseguimento de estudos (Ensino Médio) em nível de Educação Superior.

Detalhes do curso

Coordenador: Pedro Varjão Ferreira
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Período: Tarde
Duração: 3 anos

Mtec - Ensino Médio com Marketing

Matriz curricular

Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso

  1. Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  2. Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  3. Matemática
  4. Arte
  5. Biologia
  6. Educação Física
  7. Física
  8. Geografia
  9. História
  10. Química
  11. Aplicativos Informatizados
  12. Introdução ao Marketing e Comunicação Integrada
  13. Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor
  14. Projeto Integrador I e II
  1. Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  2. Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  3. Matemática
  4. Biologia
  5. Educação Física
  6. Física
  7. Geografia
  8. História
  9. Química
  10. Filosofia
  11. Projeto Integrador I e II
  12. Estratégias de Marketing e Modelos de Negócios
  13. Ética e Cidadania Organizacional
  14. Informática Aplicada ao Marketing
  15. Promoção de Vendas e Merchandising
  1. Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  2. Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  3. Matemática
  4. Língua Estrangeira Moderna – Espanhol
  5. Sociologia
  6. Administração Financeira Aplicada ao Marketing
  7. Canais de Distribuição
  8. Legislação de Mercado
  9. Marketing de Relacionamento
  10. Marketing Digital e E-Commerce
  11. Marketing Institucional
  12. Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing
  13. Plano de Marketing

Galeria de fotos